Para quem não conhece o livro de Oseias, ele retrata a amorosa fidelidade de Deus para com Israel e a ingrata infidelidade do povo para com Deus.
Deus manda Oseias se casar com uma prostituta (alguns estudiosos dizem que esta tal prostituição se refere à idolatria. De fato, na Bíblia a idolatria é, muitas vezes, vista como prostituição, mas é também uma referência à intimidade com diversos homens) e ele, em obediência, casa-se.
Através da vida do profeta Oseias, Deus estabelece uma alegoria para falar com a nação de Israel. Oseias amou Gômer, que se rende à prostituição (
abandonando filhos e marido, Oseias 2.5), assim como Deus amou Israel e se vira contra Ele. Assim Deus revela sua fidelidade ao povo de Israel (como Oseias para com Gômer) que, por sua vez, se mostra como uma esposa infiel a Ele.
Perdida em suas ações, Gômer se endividou e acabou tendo que pagar suas dívidas, servindo como escrava. Oseias comprou-a de volta, não para ser sua escrava, mas para dar-lhe uma nova chance e voltar à sua posição de esposa (para saber mais detalhes, leia o livro de Oseias).
Refletindo sobre isso, me pergunto: “quantos de nós não podemos ser chamados de ‘esposa de Oseias?’”. Quantos estão caminhando para a destruição, buscando paz e conforto onde não há?
Quantas vezes não somos movidos apenas por interesses próprios, egoístas... Machucamos pessoas com palavras e atitudes, que causam feridas e deixam marcas profundas. Às vezes nos submetemos a relacionamentos superficiais, a fim de extrair somente o intento pessoal, a fim de não sermos participantes dos problemas alheios; afinal, os nossos são muitos!
E, mesmo diante disso, somos surpreendidos por Deus, com Sua magnífica graça e misericórdia, nos buscando (assim como Oseias buscou sua esposa) de volta para o caminho e nos apontando o verdadeiro alvo.
Com esta história, novamente nos deparamos com o insistente amor de Deus pelo Seu povo, por nós.
Essa alegoria é perfeita para ilustrar a graça de Deus e a obra salvadora em Jesus. Oseias leva-nos a nos preocuparmos não somente com nossas ações, mas com o motivo e fonte dessas ações.
Então, deixo com vocês a música/letra e sua belíssima mensagem!
Esposa de Oséias (Hosea´s Wife - Brooke Fraser)
"Apenas não respondi à procuradora do meu lado
Ela tinha um coração hesitante e linguagem pausada
Virou-se para mim e perguntou agressivamente
"Para quê eu vivo?"
Eu vejo cicatrizes de buscas em todo lugar que vou
De corações a guerras, a literatura, ao rádio
Há uma pergunta,
Como uma vergonha, que ninguém mostra
"Para quê eu vivo?"
Nós somos a esposa de Oséias
Nós estamos desperdiçando essa vida
Usando pessoas como escadas
E palavras como punhais
REFRÃO
Se temos olhos para ver
Se temos ouvidos para ouvir
Para descobrir em nossos corações e bocas
A palavra que salva está próxima
Livre-se dessa pele superficial
Venha voltar a viver
Deixe tudo o que você era antes
Acreditar é começar
Há verdades nas pequenas esquinas de nossas vidas
Há dicas em músicas
E nos olhos de uma criança
É familiar, como um canção antiga
Para quê eu vivo?
Nós somos a esposa de Oséias
Nós estamos desperdiçando essa vida
Usando corpos como dinheiro
E verdades como mentiras
Ponte
Nós somos mais que poeira
Isso significa algo
Isso significa algo
Nós somos mais que apenas
Sangue e emoções
Idéias e noções
Átomos nos oceanos"
Deus nos abençoe,
Forte abraço.
Postar um comentário
Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!